A Secretaria Municipal de Saúde de Poções, através da Coordenação da Vigilância á Saúde, realizou na Câmara de Vereadores, a 1ª Formação de Multiplicadores em Combate a Dengue. O encontro contou com a participação de técnicos da 20ª Dires de Vitoria da Conquista e representantes das entidades dos setores público, privados e associações.
Segundo Lorena Mascarenhas, Coordenadora da Vigilância á Saúde e palestrante do evento, o objetivo foi informar e orientar os participantes sobre a dengue, tornando-os multiplicadores no combate ao mosquito transmissor e repassar a população o aprendizado visando manter a dengue fora de Poções.
Lorena apresentou ainda, os números da doença no município este ano. Dos 71 casos notificados, l7 são de pessoas residentes em Poções, 9 de pacientes em trânsito pelo município, 40 casos foram negativos e 5 casos ainda faltam os resultados. Segundo a coordenadora o governo vem agindo todos os dias para manter o controle e a ajuda da população tem sido a chave desde sucesso, no combate ao mosquito Aedes Aegypti.
Representando a 20ª Dires, o Coordenador de Combate a Dengue, José Herberto, disse que “Poções sai na frente perante os outros, na formação destes multiplicadores e serve de exemplo para os outros, O trabalho feito durante este ano e a preparação da população para a próxima fase da campanha de combate a dengue mostra a preocupação das autoridades na questão” afirmou Herberto.
A dengue é hoje uma das doenças com maior incidência no Brasil, atingindo a população de todos os estados, independente da classe social, nesse cenário o conjunto de ações para a prevenção da doença será intensificado em Poções. Ações de combater o mosquito e formação de multiplicadores são os caminhos para o governo proteger a população fazendo assim aumentar o poder de eliminação da doença. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Poções)