No último final de semana (11 e 12), em um espaço de apenas 15 dias, o município de Ilhéus recebeu pela segunda vez uma visita de uma missão chinesa, dessa vez composta por diretores e técnicos da Rizhao Port Group Co. Ltd., empresa que administra o porto da cidade de RizhAo, localizada no leste da China. O grupo, que estava acompanhado do diretor da Votorantim, Fábio Krzyzanowsk, e do secretário municipal de Governo e Projetos Estratégicos, José Nazal, visitou o Porto Internacional e o povoado de Ponta da Tulha, na zona norte, onde será construído o Porto Sul.
Durante a visita, a missão chinesa e o representante da Votorantim realizaram algumas análises preliminares visando a implementação de um grande projeto que, através da Ferrovia Leste/Oeste, um dos modais do futuro complexo produtivo, que otimizará a extração de minério de ferro no município de Salinas, Estado de Minas Gerais. Nos últimos meses, o grupo de empresários vem estudando também a viabilidade logística e econômica de alguns municípios para a implantação de uma siderurgia. Fábio Krzyzanowski, da Votorantin, e os chineses Gong Keyu, Huang Guangan, Liu Xishan, Li Yuanqing e Li Pengfei seguiram no sábado para Salvador onde terão reuniões com técnicos do governo do Estado.
No início deste mês, diretores da Rizhao Port Group Co. Ltd, naquela oportunidade acompanhados pelo vice-prefeito da cidade de Rizhao, Zhang Xichen, realizaram a primeira visita ao município. Na oportunidade, o prefeito Newton Lima e o vice-prefeito de Rizhao assinaram o “Tratado de Cidades”, documento que formaliza um grande intercâmbio de ações e projetos entre os municípios, inclusive a utilização do Porto Sul, uma vez que Rizhao possui o nono maior terminal marítimo chinês.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)