A primeira fase da construção em Ilhéus de uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (atual IFBahia e antigo Cefet), envolvendo limpeza do terreno, terraplanagem e colocação de tapumes, já se encontra nos seus últimos momentos. Viabilizada pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima, a nova unidade do IFBahia está sendo construída numa área de 26 mil e 272 metros quadrados, localizada em Vila Cachoeira, nas proximidades do Banco da Vitória, sob a responsabilidade da Construquali Engenharia Ltda. Segundo Rafael Rosas, um dos engenheiros da empresa, a obra deverá ganhar um novo impulso na primeira quinzena de janeiro, quando, segundo ele, os trabalhos preliminares estarão concluídos.
Com área total construída de 4.620 metros quadrados, o novo equipamento terá, entre outros, salas de aula, laboratórios de química, biologia e informática, espaços para reuniões, biblioteca, auditório, departamentos acadêmicos, extensão e pesquisa, escritórios, recursos humanos, gráfica, depósito, almoxarifado, sanitários e lanchonete, além de um amplo estacionamento. O engenheiro Rafael Rosas lembra que, em função da amplitude da área total disponível, já existem projetos voltados para a construção de futuros anexos, como, por exemplo, a edificação de uma quadra poliesportiva.
Na Bahia, o Centro Federal de Educação Tecnológica foi inaugurado em 1993. Com a Lei nº 11.892, sancionada pelo presidente Lula em 29 de dezembro de 2008, todos os Cefets passaram a ser chamados de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A entidade oferece gratuitamente educação tecnológica profissional em todos os níveis: básico (cursos de qualificação, requalificação e reprofissionalização de jovens, adultos e trabalhadores em geral, com qualquer nível de escolarização), técnico (habilitação profissional de nível médio), tecnológico (correspondente ao nível superior na área tecnológica), superior (graduação e pós-graduação) e o Ensino Médio. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)