Com o objetivo de fortalecer as ações desenvolvidas para o combate à dengue, a equipe da Atenção Básica da Secretaria da Saúde de Itabuna reuniu-se esta semana, no auditório da FTC, com médicos e enfermeiros que atuam na rede pública. Durante o encontro, foram discutidas as estratégias que vêm sendo adotadas no combate à dengue e o que pode ser feito para reforçar o controle do vetor.
Abordaram-se na reunião os dados da dengue no município, com ênfase nos bairros com os maiores índices de infestação predial, a exemplo do Maria Pinheiro, Daniel Gomes e Nova Ferradas. A partir da análise dos índices, a Secretaria está determinando preventivas e o plano de atendimento dos profissionais da Atenção Básica priorizará o cuidado a eventuais pacientes com dengue.
A diretora da Atenção Básica, Deise Santos, salientou que a equipe, além de diagnosticar, está preparada para desenvolver ações que promovam saúde, incentivando a prevenção. “Quando temos notificações de casos, focamos no acompanhamento do paciente. Todo trabalho é realizado com uma equipe multiprofissional que atende de modo integrado”, ressalta Deise.
“As intervenções serão realizadas com todo rigor técnico, seguindo o plano de atendimento, de modo que a pessoa que chegue a uma Unidade Básica de Saúde seja imediatamente encaminhada para o atendimento adequado”, salienta Maiana Lins, coordenadora do Programa Saúde da Família (PSF) e do Programa de Agente Comunitário de Saúde (Pacs).(Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)