Crédito, assistência técnica e novas tecnologias. Esse conjunto de benefícios chegará agora aos agricultores familiares por meio do projeto Seagri Itinerante Mais Alimentos-Bahia, que começou, nesta segunda-feira (9), em Feira de Santana, no Parque de Exposições José Martins da Silva.
A caravana vai percorrer ainda, até sexta-feira (13), os municípios de Santo Antônio de Jesus, Jaguaquara, Jequié e Ituberá. A previsão é de que aconteça novamente nos meses de dezembro e janeiro em outras regiões da Bahia, com o objetivo de divulgar o programa, equipar e fortalecer a agricultura familiar e gerar oportunidade de negócios para as empresas e para os produtores rurais.
Os agricultores familiares poderão ter acesso a crédito de até R$ 100 mil para a compra de um facão a um trator, melhoria genética e também equipamentos de irrigação, misturador de ração, ordenhadeira mecânica, debulhador de milho, ceifadeira, além de efetuar correção de solo e construir barragens. Tudo com três anos de carência e sete para pagar, com juros zero.
O secretário da Agricultura, Roberto Muniz, informa que ao contrário do programa Pronaf Mais Alimentos, que destina recursos para investimentos em infraestrutura da propriedade rural em todo o país, com três anos de carência e sete anos para pagar e com 2% de juros, o Governo do Estado vai pagar os juros para estimular o agricultor a modernizar, a colocar tecnologia em sua propriedade. O pagamento dos 2% de juros por parte do Estado foi autorizado pela Lei aprovada pela Assembléia Legislativa instituindo medidas de estímulo à renegociação das dívidas oriundas do Pronaf. (Agência de Comunicação do Estado da Bahia)