Atendendo uma solicitação da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos (SEIHASP), a empresa COESA Engenharia, executora da obra de saneamento básico na cidade, está realizando desde a última semana do mês de outubro a reposição de asfaltamento das áreas afetadas com a instalação da rede coletora de esgoto. Já foram completamente recompostos os locais atingidos pelo esgotamento sanitário nos bairros João Paulo II e Novo Encontro segundo informou o engenheiro responsável pela obra Olímpio Cardoso Tanuri.
“As equipes estão executando a regularização das valas, a compactação da área, a imprimação e depois lançam uma capa de cinco centímetros de asfalto. Após a execução dos bairros Novo Encontro e João Paulo II, estamos realizando a recomposição asfáltica dos bairros Tabuleiro e Jardim São Paulo e amanhã (sábado-06/11) uma equipe vai iniciar as atividades no bairro Kidé”, informou Tanuri acrescentando que o asfalto da área afetada pela obra na Avenida Benedito Moraes-onde se localiza a Câmara de Vereadores-será recomposto a partir de terça-feira (10).
O diretor de engenharia da SEIHASP Alberto Gaspar, informou que mais de 90% da rede coletora de esgoto já foi instalada em Juazeiro. “Em toda a cidade faltam pouco mais de 10 km de rede a ser instalada e a reposição do asfaltamento vai atender todos os locais por onde a empresa passou para executar o serviço. Além da recuperação do asfalto, a COESA aumentou a equipe que faz a limpeza e a retirada de entulhos das áreas afetadas para minimizar os transtornos para a população”, disse Gaspar.
A obra de saneamento básico se divide em instalação da rede coletora, construção dos emissários e das estações elevatórias. “Ontem (quinta-feira-05/11) a Prefeitura de Juazeiro realizou pela primeira vez uma licitação através da modalidade “Pregão Eletrônico” para a compra de material para a construção das estações elevatórias e para as ligações domiciliares e intradomiciliares. No dia 12 e 17 de novembro novos procedimentos vão ocorrer para aquisição de material para a obra de saneamento que deve ficar completamente pronta no segundo semestre do próximo ano”, acrescentou o diretor de engenharia da Secretaria de Infraestrutura.
A obra de esgotamento sanitário teve início em julho de 2008 com a instalação da rede coletora que se estende por 210 km. Ao final das obras, 22 mil casas serão ligadas ao sistema de tratamento de esgotos domiciliares e estima-se que mais de 110 mil pessoas sejam beneficiadas. Para fiscalizar os serviços executados pela construtora, a Prefeitura Municipal dispõe de quatro técnicos em saneamento básico e 15 fiscais que auxiliam nos trabalhos e vigiam as ações.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Juazeiro).