A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) realiza neste sábado (3), a partir das 9h, na Casa do Trabalhador, a III Conferência Municipal de Cultura. A intenção é discutir os direcionamentos da cultura em seus aspectos de diversidade, cidadania e desenvolvimento, de forma a elaborar as propostas do município que serão enviadas à Conferência Estadual, a ser realizada entre os dias 27 e 29 de novembro, em Ilhéus.
Durante as atividades, serão realizados cinco painéis que tratarão dos seguintes temas: produção simbólica e diversidade cultural; cultura, cidade e cidadania; cultura e desenvolvimento sustentável; cultura e economia criativa; e gestão e institucionalidade da cultura. Pautados no princípio da abrangência apontado pelo Ministério da Cultura, a conferência deve tratar ainda das dimensões simbólica, cidadã e econômica.
O secretário municipal de Cultura, Antônio Lírio de Oliveira, entende que os direitos culturais são parte integrante dos direitos humanos e devem constituir-se como plataforma de sustentação das políticas culturais, ressaltando que momentos como a III Conferência tornam a gestão cultural mais próxima dos verdadeiros anseios da população. Neste foco, compreende ainda que a cultura é um dos segmentos mais dinâmicos para o desenvolvimento econômico, gerando trabalho e riqueza.
“Nesta edição da conferência, há uma inovação”, aponta o secretário. “A comissão organizadora da conferência é formada por representantes da sociedade civil e do governo municipal, o que torna o evento ainda mais democrático. Esta conferência é preparatória para a Conferência Estadual e para a Nacional, que será realizada em março de 2010”, disse. Antônio Lírio ressalta ainda que sonha em ver o dia em que os artistas sobreviverão de sua arte, tendo fortalecida a identidade do povo em suas manifestações culturais.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Lauro de Freitas)