Vislumbrando uma mudança gradativa na qualidade de vida e saúde dos trabalhadores, a Prefeitura de Ibicaraí implantou a primeira Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). A iniciativa tem o intuito de melhorar as condições de trabalho dos servidores municipais, atendendo às normas da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, ligada à Organização Internacional do Trabalho (OIT), que atua em 150 países.
A partir da implantação da CIPA, os servidores da Prefeitura dispõem de um serviço gratuito para tratar das questões que envolvam segurança e saúde do trabalho, como prevenção de acidentes e condições satisfatórias do ambiente de trabalho.
Segundo o prefeito, Lenildo Santana, a eliminação ou neutralização dos riscos de acidente de trabalho será o principal foco da CIPA. “Essa iniciativa vai fortalecer os nossos laços com os servidores públicos e, daqui pra frente, a qualidade de vida deles será assegurada através de uma comissão forte e atuante”, acrescenta.
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes atua em defesa da integridade do trabalhador seja qual for sua característica - comercial, industrial, bancária, com ou sem fins lucrativos, filantrópica ou educativa e empresas públicas. No Brasil, o órgão é regulamentado pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), nos artigos 162 a 165, e pela Norma Regulamentadora 5 (NR-5), contida na portaria 3.214 de 08.06.78 baixada pelo Ministério do Trabalho. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ibicaraí)