A comunidade católica de Itacaré esteve em festa na última terça-feira (29), quando foi celebrado o dia do padroeiro da cidade, São Miguel Arcanjo. Pela manhã, às 5 horas, a alvorada de fogos anunciou a abertura das comemorações, com a presença da Filarmônica de São Miguel. Mais tarde, foi celebrada a missa das intenções às 7 horas e missa solene às 10 horas, presidida pelo vigário geral da Diocese, Padre Edmilson, representando o Bispo Dom Mauro Montagnoli.
As homenagens a São Miguel Arcanjo, que contaram com o apoio da Prefeitura de Itacaré, prosseguiram durante a tarde, com procissão pelas ruas do Centro e bênção do Santíssimo, às 16 horas. Durante a procissão, foi carregada a imagem do santo, datada de 1703. De acordo com o padre Eliseu Santos, a comemoração do dia do padroeiro é uma manifestação da fé católica e integra o patrimônio religioso e cultural do município.
O padroeiro de Itacaré foi instituído ainda no período colonial, quando o povoado foi batizado de São Miguel da Barra do Rio de Contas, com a construção da capela de São Miguel Arcanjo pelo jesuíta Luis da Grã, em 1720. Em 1723, foi erguida a atual Igreja Matriz, que abriga a imagem original trazida pelos colonos portugueses. O santo, cujo nome significa “quem é como Deus?”, é considerado o chefe dos exércitos celestiais, anjo do arrependimento e da justiça.
A próxima festa católica de Itacaré começa nesta quinta-feira (1º) às 19 horas, com as homenagens dos pescadores da Colônia Z-18 ao seu padroeiro, São Francisco. O ponto alto das comemorações será no domingo, com a realização de procissões terrestre e marítima, a partir das 14 horas. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itacaré)