Com o tema “Expressão e criatividade na terceira idade”, um grupo grande de idosos driblou o tempo chuvoso da manhã de ontem (01) e percorreu as principais ruas do centro da cidade numa caminhada que integra a programação de atividades alusivas à Semana do Idoso, promovida pela Prefeitura Municipal de Ilhéus, através da Secretaria de Saúde e do Centro de Atenção ao Diabético, hipertenso e idoso de Ilhéus (CADHI). O evento também conta com o apoio do Departamento de Ciência da Saúde da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), da Associação dos Pré-Idosos do Sul da Bahia e dos grupos ‘De Bem com a vida’, ‘Renascer – CSU’ e ‘Arco-Íris’.
Durante toda a semana, eles participaram de diversas atividades, que foram encerradas na quinta (01), Dia Internacional do Idoso com a caminhada e café-da-manhã na Cruzada do Bem Para o Bem. Na terça-feira (29) o grupo da ‘melhor idade’ participou de palestras sobre saúde com a secretária da pasta Marleide Figueiredo, com a coordenadora do CADHI, Gisele D’Angela e com a professora da UESC, Maria Amélia Farias. Eles também participaram de atividades corporais como ginástica e dança, de teatro. A quarta-feira (30) foi dedicada para novas palestras e seminários, trazendo sempre a saúde como foco das discussões. “A importância do toque na 3ª Idade”, “DST na 3ª idade” e “Os riscos da auto-medicação” estiveram entre os temas debatidos.
Além de integrar os idosos em atividades de grupo e que colocam a importância de hábitos saudáveis como foco, a coordenadora do CADHI, Gisele D”Ângela afirmou que essas ações contribuem diretamente para a elevação da auto-estima dos idosos. “É importante que eles estejam participando sempre de atividades de lazer e de recreação, mas que também favorecem à discussão de temas ligados á saúde e a melhoria da qualidade de vida dessa parcela significativa da população”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)