Em comemora o terceiro aniversário da Lei Maria da Penha, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres inaugura, nessa sexta-feira, dia 14, às 14h, as obras de ampliação do Centro de Referência da Mulher Lélia Gonzáles (CRLG) e empossa a nova diretoria do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM). O novo espaço será utilizado no atendimento às mulheres e em trabalhos terapêuticos, aulas de artesanato, palestras e reuniões. Com a ampliação, as usuárias terão mais conforto e discrição no atendimento, afirma a coordenadora do CRLG, Ana Marta Souza. Esse ano, até julho o Centro de Referência realizou cerca de 100 acolhimentos e mais de 300 acompanhamentos.
O CRLG vem se consolidando como importante instrumento da rede de proteção à mulher vítima de violência no município, disponibilizando uma equipe multidisciplinar de profissionais, com assessoria jurídica, médica e psicológica. Buscando conscientizar a população, o Centro também realiza palestras e encontros em escolas, creches e associações comunitárias.
Reativação do Conselho: Composta por oito representantes do Poder Executivo e oito da sociedade civil e suplentes, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM) vai atuar em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres, dando suporte as mulheres violentadas. O Conselho estava desativado e com apoio da SPM volta a funcionar. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Lauro de Freitas)