Secretário da Sáude defende a importância do aleitamento materno

“O ato de amamentar, além de ser um momento de carinho e afeto entre mãe e filho, é também uma forma de garantir uma vida saudável para os dois. O leite materno é uma arma poderosa contra infecções, alergias e outras doenças que podem matar o recém nascido. O aleitamento tem reduzido o índice de mortalidade infantil”. A declaração é do secretário da Saúde de Itabuna, Antônio Vieira, no Encontro Regional de Humanização dos Gestores de Saúde, quarta-feira, (12), no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC).


O encontro promovido pela Santa Casa de Misericórdia em parceria com a Secretaria de Saúde de Itabuna e 7a. Dires, abordou questões referentes à produção, participação e proteção à saúde da mulher e da criança. Vieira destacou o trabalho da Santa Casa, ao afirmar que tem priorizado a questão social e que foi a pioneira no incentivo ao aleitamento materno.

O secretário disse que a Prefeitura não poderia deixar de participar e apoiar as iniciativas que contribuiam para a melhoria da qualidade de vida da população. Ele anunciou também que, através de sua secretaria, está colocando um carro à disposição do Banco de Leite Humano (BLH) para a coleta de leite materno, feita duas vezes por semana. E não descartou a possibilidade da prefeitura doar um veiculo exclusivo para o Banco de Leite.

O serviço era feito por uma viatura do Corpo de Bombeiros, mas de acordo com a coordenadora Neiva Barreto, o veiculo foi retirado de circulação porque já tinha mais de 10 anos de uso. Ela lembra que o encontro, que teve como objetivo ampliar as ações intersetoriais em torno de estratégias e valorização do aleitamento materno, fez parte das comemorações da Semana Mundial do Aleitamento Materno, realizada de 1o. a 7 de agosto. A meta é mobilizar os 27 municípios sob a jurisdição da 7a. Dires para que integrem as ações de incentivo ao aleitamento materno.

A coordenadora informa que a Bahia conta com apenas cinco unidades de Banco de Leite Humano (dois em Salvador, uma em Itabuna, uma em Vitória da Conquista, além da unidade de Feira de Santana, considerada é a maior referência no estado. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)