O CIAPRA, primeiro Consórcio de Direito Público da Bahia, formado pela integração de cinco municípios, todos integrantes da APA do Pratigi, comemora um ano no dia 15 de agosto, data da assinatura do seu protocolo de intenções. Neste primeiro ano, em que as ações de atividade efetiva deram-se, principalmente no primeiro semestre deste ano, o Consórcio já tem muito o que comemorar.
O esforço grande de trabalho deve-se a atenção do seu presidente, André Lisboa, prefeito de Ituberá, que realizou uma pauta considerável de atividades. Entre elas, podemos destacar ações em diversos campos. A nível de projetos o CIAPRA vem trabalhando a construção de um centro de referência do profissional da educação, que atenda o treinamento dos educadores na região, além de uma casa de passagem, dirigida as demandas sociais. Na área social, a elaboração de programas de micro-crédito, feiras e homologação de um selo de responsabilidade social da região.
Na área de saúde o consorcio trabalha com o firme propósito de se reunir esforços para a constituição de um programa também consorciado de saúde, homologado pelo governo estadual e federal. Nas áreas técnicas, diversos cursos de capacitações foram realizados para técnicos e servidores municipais, merecendo elevado destaque o Curso Vereança e Governo Municipal, ministrado para os vereadores da APA. Expressão única de aperfeiçoamento, o curso, que contará com mais de 80 horas de aula pretende qualificar os vereadores para as políticas públicas com excelência.
Além disso, o vereador tem se esforçado para constituir um projeto muito especial: o Congresso de Câmaras de Vereadores da APA do Pratigi, entidade singular, quem tem por objetivo apoiar as ações regionais e acompanhar os resultados do Consórcio. No plano estrutural o Consórcio adotou uma linha de adequamento contábil e financeiro, sendo que criou normas consideráveis para a sua atuação, como regramentos para as suas diretrizes financeiras, de estrutura, de apoio e sobre o planejamento financeiro.