O Cidadania Digital (Programa de inclusão sociodigital do Governo do Estado), retomou terça-feira passada (dia 10), uma série de inaugurações de novos Centros Digitais de Cidadania (CDCs). O pacote de inaugurações contempla municípios do sul do Estado, como Teolândia, Itororó, Itacaré, Itabuna, Jussari e Camacã.
A agenda de trabalho foi iniciada hoje, pela coordenadora do Cidadania Digital, Rúbia Carvalho, em Teolândia, com a inauguração do CDC instalado no centro da cidade. “Além de inaugurar os centros que já estão prontos, estamos realizando vistas a outros que estão sendo instalados”, explicou Rúbia, que logo depois da inauguração, foi inaugurar as obras de implantação de outro CDC, este localizado no centro de Almadina.
Hoje (dia 12), serão inaugurados os centros da Escola Municipal Carlos Santana, em Itororó e do distrito de Taboquinha, em Itacaré. No mesmo dia haverá uma visita às obras do CDC da Associação Ambientalistas dos Índios Tupinambás, em Ilhéus. Na quinta-feira será inaugurado o CDC da Escola Municipal Dona Geni, em Itapetinga, e serão visitados os CDCs do Centro Educacional Prefeito José Otávio, também em Itapetinga e da Escola Brites Ventura, em Itambé.
Na sexta-feira (dia 13), será a vez da inauguração dos CDCs das Obras Sociais e Amparo Materno Infantil Sagrada Família, da Legião da Boa Vontade de Itabuna e do Colégio Clérinston Andrade, em Camacã. Cada CDC é composto por 10 computadores equipados com softwares livres e conectados à internet banda larga, um servidor e impressora.
Programa promove inclusão: O Cidadania Digital, programa de inclusão sociodigital da Bahia, é estratégico para garantir o acesso às tecnologias da informação e da comunicação através de uma rede de computadores conectados à internet banda larga. Vencedor de importantes prêmios nacionais e regionais, o programa está presente em toda a Bahia e é reconhecido como a maior iniciativa pública estadual do país para a inclusão digital.
A rede de Centros Digitais de Cidadania tem mais de 110 mil acessos diários. Os CDCs utilizam softwares livres desenvolvidos especificamente para atender às necessidades dos usuários. Qualquer cidadão pode utilizar os CDCs, que são implantados em parceria com instituições públicas ou organizações da sociedade civil organizada. (Fonte: Ascom da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação - Governo da Bahia).