As escolas públicas municipais, estaduais e federais sediadas na Bahia vão ganhar o reforço do conhecimento gerado em universidades e centros de pesquisa do estado. A interação entre as instituições de Ensino Superior e Educação Básica está sendo estimulada pelo Edital de Inovações Educacionais, lançado de maneira inédita ontem, quarta-feira (dia 11) pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) juntamente com o Instituto Anísio Teixeira (IAT).
Os projetos, que vão concorrer aos R$ 500 mil do Edital, podem ser submetidos por pesquisadores vinculados a universidades ou centros de pesquisa em parceria com um representante de, pelo menos, uma escola. “As propostas devem sugerir a melhoria da qualidade do ensino oferecido, visando aumentar o desempenho dos alunos”, explica o diretor científico da Fapesb, Robert Verhine. O valor de cada projeto não pode ultrapassar R$ 80 mil.
Respeito ao contexto escolar – Embora sejam aceitas quaisquer abordagens que respeitem as peculiaridades do contexto escolar, o Edital sugere eixos temáticos, que incluem a democratização e a modernização da gestão, a formação docente, a educação inclusiva, o estímulo à leitura e a educação profissionalizante. “Além de financiar o projeto, o Edital também oferece a possibilidade da contratação de bolsistas, que irão contribuir para o desenvolvimento das atividades de pesquisa e extensão”, explica Verhine.
São quatro tipos de bolsas: Iniciação Científica Júnior (para alunos do Ensino Médio ou cursos técnicos), Iniciação Científica e Iniciação em Extensão (para alunos de Graduação) e Professor Investigador. Outros detalhes sobre o Edital de Inovações Educacionais, incluindo prazo para submissão das propostas, elegibilidade dos proponentes e documentos exigidos estão disponíveis no portal www.fapesb.ba.gov.br. (Fonte: Ascom da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação - Governo da Bahia).