Os moradores do distrito da Saloméa, em Ibicaraí, enfrentavam uma verdadeira via-crúcis para chegar à sede do município. A estrada esburacada tornava difícil cumprir o trajeto de quatro quilômetros. Numa parceria da prefeitura com as indústrias de cerâmica Ibicaraí e São Cristóvão, homens e máquinas foram mobilizados para recuperar a estrada.
A Saloméa tem mais de dois mil moradores. A estrada, segundo agropecuaristas, estava abandonada há mais de três anos. As crateras dificultavam o tráfego de carros pequenos e até de caminhões. Boa parte da comunidade utiliza lotações (Kombi) para se deslocar até a cidade. Uma pá-carregadeira, uma patrol e dois caminhos-caçamba foram utilizados no serviço de encascalhamento da estrada.
O secretário de Infraestrutura, Janildo Marques Costa, disse que a recuperação das estradas é uma das ações determinadas pelo prefeito Lenildo Santana para melhorar a qualidade de vida das comunidades do interior, que antes enfrentavam grandes dificuldades para escoar a produção agrícola. “Começamos pela Saloméa e iremos beneficiar outras comunidades para dar condições de comercializar a produção”.
Acompanhado do vice-prefeito Lula Sampaio, do secretário Hélio Barberino (Administração e Finanças) e do diretor de esporte, Josevan Dias, o prefeito Lenildo Santana destacou a sensibilidade da iniciativa privada, que se uniu aos esforços da prefeitura para recuperar a estrada. Os empresários Hélio Macêdo, da Cerâmica São Cristóvão, e José Hélio, da Cerâmica Ibicaraí, formaram parceria com o município para executar a obra.
O prefeito disse que, diante das dificuldades financeiras encontradas, a parceria agilizou a recuperação da Ibicaraí-Saloméa. Lenildo ainda ressaltou que a prefeitura está dando atenção especial às comunidades rurais e já assegurou R$ 150 mil para a aquisição de produtos de agricultores familiares, via o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), implementado numa parceria do município com o Governo Federal. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ibicaraí).