Alagoinhas quer sediar a Central da Samu

O Colegiado de Saúde da microrregião Nordeste, composto por 18 municípios, se reuniu na segunda-feira, 09, na cidade de Alagoinhas, para discutir a implantação da Central de Regulação das Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A reunião aconteceu na 3ª Dires e o secretário de Saúde Ney Athaliba, de Alagoinhas, detalhou a importância da cidade como pólo da microrregião, justificando porque a Central deve ser instalada nesse município.

A Central de Regulação será instalada em local estratégico para o posicionamento das ambulâncias, visando contemplar alguns municípios. De acordo com o secretário, nem todos os município contarão com ambulâncias, passando, desta forma, a Central a ter uma função essencial no trabalho de distribuição dos pedidos. “Com a Central, poderemos solicitar um serviço de emergência do município que está mais perto do local solicitado. E Alagoinhas, além de ter a cadeira executiva do colegiado, possui os requisitos para o apoio logístico por ser pólo da região”, afirmou Ney Athaliba.
Além dos secretários de Saúde também participaram da reunião o coordenador Paulo de Tarso e Cláudia Rosa Brandão, da Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Eles explicaram a parte administrativa e operacional do projeto, elaborado pelo Ministério da Saúde. De todo colegiado, a cidade de Alagoinhas é única que já possui o Samu, contando com cinco ambulâncias. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Alagoinhas).