Os ibicaraienses terão maior facilidade no acesso aos serviços do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). Durante audiência em Brasília (10/02), o ministro da Previdência Social, José Pimentel, garantiu a instalação de uma agência do INSS em Ibicaraí, município sul-baiano de 24.752 habitantes. Na audiência intermediada pelo deputado federal Geraldo Simões, o ministro explicou ao prefeito Lenildo Santana que a cidade está incluída no Plano de Expansão e Reforma da Rede de Agências da Previdência Social.
O prefeito diz que a medida facilitará a vida de quem busca os serviços prestados pela Previdência Social. “O cidadão de Ibicaraí não vai mais precisar se deslocar até Itabuna, pois será atendido no seu próprio município”. Segundo ele, a medida também tem caráter social “na medida em que o cidadão não terá gastos com passagem para ir a Itabuna”. Ele avalia que o benefício, além de economia, assegura ao governo estar bem mais próximo de quem precisa.
A agência também poderá atender a moradores de localidades circunvizinhas, como Floresta Azul e Santa Cruz da Vitória. “Será mais gente circulando e buscando os serviços em nossa cidade”. A licitação para a instalação das primeiras agências no sul da Bahia será feita no próximo mês, segundo informou o ministro José Pimentel a Lenildo e mais de uma dezena de colegas baianos.
Lenildo informa que o município adotará providências urgentes para disponibilizar uma área para a instalação da agência. “Vamos correr para que Ibicaraí seja uma das primeiras beneficiadas nesse projeto de expansão da rede de agências da Previdência Social”, adiantou. No total, serão 720 agências instaladas até o próximo ano.
Parceria - Lenildo Santana ainda agradeceu à ação do deputado federal Geraldo Simões, que trabalhou para garantir a Ibicaraí o equipamento da Previdência Social. “Esta é uma união que traz resultados para o cidadão do nosso município, que agora tem voz para buscar as parcerias necessárias com os governos Lula e Wagner para se desenvolver”.
O prefeito diz que as dificuldades encontradas nestes primeiros 40 dias de gestão são grandes, devido ao sucateamento dos serviços públicos e às dívidas encontradas. “A nossa equipe está trabalhando duro para sanear a prefeitura e dar o atendimento que a população precisa”. A economia do município, diz Lenildo, já sente os efeitos da nova gestão. “As nossas compras estão sendo feitas no comércio local, o que fortalece a cidade”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ibicaraí)