Centro de Zoonoses não quer animais de grande porte nas ruas de Itabuna

A Secretaria Municipal de Saúde quer evitar a presença de animais de grande porte (cavalos, bois, etc) soltos nas ruas de Itabuna. Para isso determinou que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) intensifique a fiscalização diariamente, inclusive à noite e nos fins de semana. A medida visa proteger a comunidade e principalmente motoristas, contra possíveis acidentes provocados na maioria das vezes pelo choque entre veículos e animais.

Segundo a coordenadora do centro, Allana Christine Santana Ferreira, os proprietários que deixarem seus animais soltos na área urbana pagarão multa referente a 30% de uma UFM e em caso de reincidência perdem direito ao animal que será leiloado e parte do valor será doada às instituições de caridade de Itabuna. A outra metade será destinada para ajudar na manutenção do CCZ.

Allana disse que a pretensão do centro não é punir os proprietários desses tipos de animais, mas zelar pela saúde pública e prevenir os acidentes que ocorrem nas vias públicas, principalmente em locais de grande fluxo de veículos. Ela também lembra que o centro segue a lei municipal no. 2.030 de 2007, que proíbe a circulação desse tipo de animal nas vias públicas.

A coordenadora pede a colaboração dos criadores para que mantenham seus animais em áreas apropriadas (fazendas ou baias) fora da zona urbana. Ela também diz que a comunidade pode contribuir com o centro denunciando ou informando sobe a presença desses animais em qualquer área da cidade, inclusive nos bairros, através do telefone 3215-5666. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)