Para contribuir com as iniciativas populares de geração de renda e desenvolvimento sustentável, um novo espaço será construído: o Centro Público de Economia Solidária (CESOL). Atualmente, na Bahia, só existe um centro com esta finalidade, inaugurado no final do ano passado, em Salvador.
O CESOL vai funcionar no andar superior do Mercado do Bairro Brasil e será um local de convivência que promova ações de ordem econômica, atividades culturais e de estímulo à auto-organização dos trabalhadores. Tem, entre outros, o objetivo de ser um instrumento de promoção das entidades de economia solidária, seus produtos e formas de atuação. “Anteriormente, o projeto abrigava apenas a EcoSol de Vitória da Conquista, mas ele foi reelaborado e haverá espaço para empreendedores do Território Regional de Vitória da Conquista”, informa o coordenador de Economia Solidária da Agência de Desenvolvimento, Trabalho e Renda, Geovane Viana.
Serão investidos mais de 290 mil reais. O recurso investido pelo Governo do Estado foi viabilizado através de emenda parlamentar do então deputado federal Guilherme Menezes, no valor de R$ 250 mil. O dinheiro será aplicado em acabamento fino, revestimento do piso, partes hidráulica e elétrica, construção de 10 boxes de comercialização, espaço para uma agência bancária, três salas para administração, um centro digital e um auditório.
ACESSIBILIDADE – Para facilitar o acesso de portadores de deficiência, bem como de outras pessoas impossibilitadas de subirem os degraus do prédio, o CESOL também será equipado com um moderno elevador, que custará 33 mil reais, além de banheiro feminino e masculino com acessibilidade.
Como o centro é fruto de uma parceria entre Prefeitura e o Governo do Estado, ele será dirigido por um Comitê Gestor composto por representantes do Estado, do Município e das entidades.A Prefeitura já iniciou o processo para licitação desta etapa da obra. A previsão é de que, em seis meses, a partir da contratação da empresa responsável, o CESOL fique pronto. Já foram executadas obras de alvenaria e revestimento grosso. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Vitória da Conquista)