Um misto de artistas, produtores, gestores, conselheiros, empresários, patrocinadores, pensadores, ativistas da cultura discutiram sobre os rumos da cultura brasileira no país. A diversidade das expressões, estratégias de fortalecimento da cultura como centro dinâmico do desenvolvimento sustentável, consolidação da participação e o controle social na gestão das políticas públicas de cultura foram alguns eixos temáticos.
Segundo Vanderlino Barbosa, “a conferência expressa o resultado de um trabalho de construção coletiva que se estendeu durante todo o ano de 2009 e em 2010, do qual participaram milhares de pessoas de todo o Brasil ao longo dos sucessivos debates nas conferências de cultura municipais, intermunicipais, estaduais, distrital, livres e nas pré conferências setoriais”.
Durante a cerimônia de abertura o presidente Luís Inácio Lula da Silva reforçou a importância da distribuição dos recursos no setor cultural. “Nós descobrimos que onde há dinheiro, há muita cultura, mas que também há muita cultura onde não há dinheiro”, afirmou. Para o presidente Lula, a presença dos atores da sociedade civil só reforça a necessidade e a preocupação em se construir uma sociedade que faz e respeita sua cultura. (Fonte: Ascom da Prefeitura de São Desiderio)