Em mais uma ação de comprometimento no combate à dengue, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, implanta a partir dessa quarta-feira (17) um Pronto Atendimento para cuidar especificamente dos casos de suspeita da doença. Na tarde da última segunda-feira o grupo de médicos que atenderão no PA em sistema de plantão participou de reunião, coordenada pela equipe do Departamento de Vigilância à Saúde, e que teve o objetivo de discutir o manejo clinico desse pacientes e os diferentes planos de atendimento que serão executados durante a ação.
O Pronto Atendimento se encontra instalado vizinho ao anexo psiquiátrico do Hospital Geral Luís Viana Filho, onde uma equipe, formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e técnico da vigilância epidemiológica estará todos os dias, em plantão de 12 horas – das 7 da manhã às 7 da noite – realizando atendimento à população. De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito, o paciente com quadro suspeito deverá se dirigir ao local para que seja feita a coleta do sangue para análise de plaquetas, procedimento realizado duas vezes no dia. “Durante esse intervalo, o paciente fica em observação, já que o local contará com oito leitos de hidratação”.
No dia seguinte o ele é orientado pelos profissionais a retornar para dar continuidade ao acompanhamento das plaquetas e monitorar sintomas que podem indicar dengue hemorrágica, como sonolência, dores abdominais, agitação, irritabilidade, pele úmida e pegajosa, entre outros. Ainda de acordo com Cássia, o PA deverá funcionar até o fim do primeiro semestre deste ano, “período em que, historicamente, o quadro de dengue no município tende a diminuir”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)