O encontro teve a co-promoção das prefeituras de Londres (Inglaterra), Lyon (França), Bengaluru (Índia), Austin (EUA) e Curitiba e apoio das Nações Unidas e Banco Mundial. Nomes de peso apresentaram palestras, participaram de painéis e partilharam informações que têm o poder de melhorar a vida dos cidadãos e abrir novas perspectivas de desenvolvimento econômico e social sustentável. Entre eles, o especialista em espaços verdes e transporte alternativo, Jeff Olson, o educador José Pacheco, o conselheiro das Nações Unidas, Jonas Rabinovitch, o urbanista Jordi Borja, o presidente da Global Urban Development, Marc Weiss, o presidente do Environment Design Institute, Mitsuru Senda, o especialista em cibercultura, Pierre Lévy, o escritor Steven Johnson, o arquiteto e ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner, além de prefeitos e vice-prefeitos de Londres, Austin, Lyon, Chattanooga, Santa Maria, Maringá, Monobamba, Belo Horizonte, Curitiba e Campinas.
Para o secretário de Planejamento e Infra-Estrutura, Alisson Mendonça, a experiência foi importante porque a partir dos exemplos de outras cidades será possível aplicar iniciativas positivas e que deram certo em outros municípios. Um dos projetos a serem executados de imediato será o da coleta seletiva e da efetivação do aterro sanitário do Itariri. Além de deixar Ilhéus ainda mais limpa, bonita e preparada para o turismo, esse sistema de coleta, manejo, armazenamento e destino do lixo poderá gerar mais emprego e renda para o município através do comércio do material reciclado. Esse trabalho já está sendo elaborado na cidade e nos próximos dias será desenvolvida uma ampla campanha de conscientização da população sobre a forma de uso e armazenamento do lixo domiciliar.
Além disso, Alisson Mendonça cita uma série de outros projetos e ações na área de desenvolvimento que foram apresentados durante a conferência e que podem ser aplicados em Ilhéus, se adequando à realidade local. "A idéia da conferência não foi dizer como as cidades devem ser administradas dentro dos métodos tradicionais de gestão, mas mostrar como podem ser adotadas práticas inovadoras para o desenvolvimento das áreas urbanas", explicou o secretário. Para ele, as cidades não devem demorar e muito menos resistir em copiar experiências bem sucedidas em outros locais. “É através das experiências bem sucedidas e de exemplos positivos que vamos trazer o desenvolvimento para Ilhéus”, explica.
Pela sua dimensão, qualidade de conteúdo e também pela interatividade digital inédita que proporcionou, a Conferência Internacional das Cidades Inovadoras foi considerada por especialistas e pela mídia como o maior debate mundial sobre planejamento urbano e desenvolvimento. Os participantes inscritos para assistir à conferência tiveram à disposição uma estrutura que permitiu total interatividade, tornando mais interessante os debates. Da platéia, laptop ou celular na mão, davam sua opinião via twitter, que apareciam em telões instalados nos locais das palestras, gravavam e transmitiam palestras ou publicavam em seus blogs. “Foi um evento de alto nível e que contribuirá para orientar a gestão dos municípios”, finalizou Alisson Mendonça.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)