O programa é direcionado para adolescentes entre 15 e 17 anos que estejam cadastrados no Programa Bolsa Família. Nele, os jovens participam de atividades voltadas para a convivência familiar e comunitária, cidadania, cultura, mundo do trabalho, esporte e lazer. Atualmente, participam do projovem no município 375 adolescentes, sendo 250 na sede, 50 no distrito de Catolezinho e 50 no distrito de São José do Colônia. Para a coordenadora do programa, o trabalho realizado nos coletivos proporciona a integração de jovens. “Por meio das atividades os jovens têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades. O Projovem também é um espaço de convivência, integração e acolhimento desses adolescentes”, ressaltou Valéria.
De acordo com a Secretária Cléa, o objetivo o Projovem Adolescente é complementar a proteção social às famílias, criando meios de garantir a convivência familiar e comunitária e condições de inserções e permanência dos jovens no sistema educacional. “O Projovem é um programa que tem destaque entre as diversas realizações da Secretaria de Assistência Social; um sucesso garantido pelo comprometimento dos adolescentes e pela dedicação de toda equipe; e tenho certeza que em 2010 continuaremos com o mesmo êxito”, afirmou Cléa. Durante a abertura das atividades, o Prefeito Moacir Andrade destacou que um ponto importante que é trabalhado no Projovem, é o desenvolvimento da cidadania. “É um grande avanço, pois esses jovens recebem instruções sobre direitos e deveres, sobretudo direito ao trabalho e a um futuro digno”, disse o Prefeito.
Desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com a Prefeitura de Itambé, o Projovem é um serviço socioeducativo que integra a rede de Proteção Social Básica do Suas em Itambé. De acordo com a coordenação, as atividades desenvolvidas também visam contribuir para diminuírem os índices do uso de drogas, a violência entre os jovens, a incidência de doenças sexualmente transmissíveis e de gravidez não planejada. Os jovens são organizados em grupos denominados de coletivos. Cada coletivo fica sob a responsabilidade de um orientador social.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Itambé)