O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, recepciona o presidente Luís Inácio Lula da Silva, a ministra Dilma Roussef e o governador Jaques Wagner. Juntos, eles vão participar, nesta sexta-feira (26), às 15 horas, no estacionamento do Centro de Convenções do município, da assinatura da licitação para a construção de Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), considerada uma das principais obras de infra-estrutura previstas para acontecer no Brasil e que vai percorrer 1,5 mil quilômetros do Tocantins a Bahia, além de atravessar 32 municípios no Estado até chegar ao seu destino final: Ilhéus.
A FIOL faz parte do Projeto Intermodal que será implantado na zona Norte de Ilhéus, município localizado no litoral sul da Bahia, que inclui ainda a construção de um porto offshore e um aeroporto internacional, visando criar-se um núcleo de desenvolvimento sustentável no sul da Bahia, que durante décadas sofre sérios problemas de ordem econômica devido à praga da vassoura-de-bruxa, doença que trouxe reflexos negativos à lavoura cacaueira, gerando desemprego, êxodo rural e inchaço das cidades.
Para o prefeito Newton Lima a presença destas autoridades, acompanhadas de deputados federais e estaduais e prefeitos da região cacaueira, mostra a força política de Ilhéus e o compromisso dos governos federal e estadual com o desenvolvimento do sul da Bahia. “Ilhéus recebe o presidente e o governador com o sentimento de que a cidade optou pelo caminho do desenvolvimento e já começa a dar sinais positivos de que voltou aos trilhos do desenvolvimento”, disse, numa clara alusão ao projeto da Fiol que Lula e Wagner autorizarão na solenidade desta sexta.
O ato vai acontecer no estacionamento do Centro de Convenções e será aberto ao público. Caravanas da região estão sendo esperadas para um momento que o prefeito de Ilhéus define como “histórico e de redenção para a economia regional”. Newton disse hoje que “esta união mudará a história de Ilhéus. E o governo municipal tem feito a sua parte no sentido de preparar a cidade para a chegada dos investimentos que serão executados em parceria com o presidente Lula e o governador Wagner”. Os primeiros sinais desta retomada econômica já se refletem nas pesquisas que posicionam Ilhéus entre as 300 cidades brasileiras mais dinâmicas para se investir. O município ocupa a 90ª posição deste ranking, segundo uma empresa multinacional que vai se instalar na cidade, estimulada pelos investimentos que devem acontecer nos próximos anos. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)