Depois de muito empenho da Secretária de Assistência Social de Guanambi, Graça Costa Cotrim, a cidade de Guanambi acaba de receber uma Unidade do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, instalado na Rua Joaquim Chaves, 401, no Bairro Santo Antonio, onde funciona de segunda à sexta-feira, no horário comercial.
O Centro de Referência da Assistência Social é uma unidade pública que atua com famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, visando à orientação e fortalecimento do convívio sócio-familiar. A Secretária de Assistência Social informa ainda que o CRAS “visa Atender famílias que, em decorrência da pobreza, estão vulneráveis, privadas de renda e de acessos a serviços públicos, com vínculos afetivos frágeis, discriminadas por questões de gênero, idade, etnia, deficiência, entre outras razões”.
Composto por uma equipe multiprofissional, com Educadores e Assistentes Sociais, psicólogos, técnicos e orientadores, o CRAS tem o principal objetivo de Promover o acompanhamento sócio-assistencial de famílias em um determinado território e Potencializar a família como unidade de referência, fortalecendo vínculos internos e externos de solidariedade;
“Temos que atuar de forma preventiva, evitando que as famílias tenham seus direitos violados, recaindo em situações de risco, identificando ainda as reais demandas, com o propósito de ofertar uma proteção social básica”, lembra Valda Márcia, Assistente Social da entidade. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Guanambi)
Pequenas intervenções que trazem grandes resultados
A Prefeitura de Camaçari é sinônimo de ação e desenvolvimento, prova disso é o mais novo programa Pequenas Intervenções, Grandes Resultados. A iniciativa tem o objetivo de deixar a cidade mais bonita, além de dar mais conforto e acessibilidade aos milhares de pedestres e veículos que passam diariamente pelo centro da cidade.
O programa é composto por quatro projetos: Ação contínua no Trânsito, QuatroenCantos, Camaçari Acessível e o Ação Integrada nos Bairros. Cada eixo realizará diferentes intervenções, que somadas atenderão as demandas ocasionadas pelo aumento populacional.
De acordo com o arquiteto e assessor técnico da Secretaria de Governo (Segov), Dionísio Caribé, a proposta é de que até março de 2011 todo o Município esteja de cara nova. Ainda segundo ele, as intervenções estão orçadas em R$ 2,35 milhões. Os recursos serão disponibilizados através da Secretaria de InfraEstrutura (Seinfra).
TRÂNSITO - A construção de dois retornos entre o Fórum Clemente Marianne e a Câmara de Vereadores é a primeira intervenção, já em andamento. A obra faz parte do projeto Ação Contínua no Trânsito, que prevê outras importante ações, como a construção de retornos próximo ao shopping Open Center, no cruzamento da rua Alecrim com a Eixo Urbano Central, e outro na rua do Canal, na Gleba A.
No projeto, está previsto ainda a construção de acessos laterais no Centro Administrativo e outro por trás do estacionamento do Centro Comercial (sentido rua do Telégrafo). Também está prevista a criação da terceira faixa entre as ruas Parque Central e a Costa Pinto, intervenções no prédio do antigo cinema, e a inversão do tráfego de veículos da rua Santa Bernadete, que atualmente vem da lateral do shopping Riviera em direção à Gleba B. A orla também será beneficiada com a criação de dois acessos no viaduto da Cascalheira.
URBANIZAÇÃO - Já no projeto QuatroenCantos, em fase de levantamento topográfico, está prevista a urbanização de locais abandonados, onde serão construídas pequenas praças e realização de serviços de jardinagem.
O Camaçari Acessível, em fase de levantamento de demandas, prevê o alargamento e reconstrução de passeios, construção de rampas de acesso, escadarias e passarelas.
AÇÃO INTEGRADA - Há ainda o Ação Integrada nos Bairros que vai realizar um levantamento das demandas das localidades e atuar de forma conjunta com outros órgãos do Município para realização de intervenções.
Os serviços serão feitos em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur), de InfraEstrutura (Seinfra), Serviços Públicos (Sesp), Limpec e Defesa Civil. O primeiro bairro a ser contemplado é o Nova Vitória, que nos próximos 15 dias devem contar com equipes na área para um diagnóstico. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)