Os dentes assumem importantes funções, dentre elas, a fala, a alimentação e a mastigação dos alimentos, o que também é uma garantia de uma boa digestão. Sem eles as pessoas não se articulam bem, prejudicando até a comunicação. Em resumo, sem os dentes as pessoas vivem mal e por isso a importância de mantê-los sempre bem cuidados.
Para tanto, o atendimento odontológico nas Unidades de Saúde da Família de nosso município tem suprido com êxito as necessidades de tratamento bucal da comunidade. Com atendimento diário, estão disponíveis nas unidades do município e distrito os procedimentos de extração, restauração, limpeza, drenagem, tartarectomia, atendimento de urgência, bem como o auxílio na prevenção de patologias odontológicas.
Em média são atendidos semanalmente cerca de oitenta pacientes, distribuídos nos grupos de hipertensos, diabéticos, crianças, adolescentes e com atenção redobrada ao grupo de idosos, onde a saúde bucal representa fator decisivo na manutenção da qualidade de vida dessas pessoas.
A organização do pronto atendimento é de acordo com a realidade do local, avaliando a condição da saúde bucal do paciente e orientando ao usuário a retomada ou continuidade no tratamento.
Os consultórios estão dentro das condições sanitárias de estabelecimento de assistência odontológica, climatizados e com equipamentos modernos que dispõem de melhores condições de qualidade e resolutividade dos casos, assegurando qualidade na saúde bucal da população, especialmente daqueles que necessitam das ações da saúde pública. (Prefeitura de Itagimirim)