O governo municipal continua trabalhando para dotar as centrais de abastecimento da cidade, localizadas no Malhado e no Hernani Sá, de melhores condições de higiene, trabalho e segurança. Após reunião realizada no Ministério Público Estadual, sediado na avenida Lomanto Júnior, um conjunto de medidas foi definido para que esses equipamentos consigam oferecer à população produtos e serviços de melhor qualidade. Participaram da reunião a promotora de Justiça Karina Cherubini, o secretário de Serviços Urbanos, Carlos Freitas, o coordenador das centrais de abastecimento de Ilhéus, José Victor Pessoa, e os representantes dos comerciantes do setor de carnes, Ednaldo dos Santos e Alci Raimunda dos Santos.
Após a reunião no MP estadual, ficou decidida a realização de uma limpeza na caixa d’água geral da Central de Abastecimento do Malhado a cada seis meses, bem como a lavagem dos pontos críticos, principalmente do piso do setor de carnes, duas vezes por semana, através da utilização de carros-pipas e carros-fossas. Com o objetivo de aperfeiçoar ainda mais o trabalho de limpeza no local, a Prefeitura também fará uma grande varrição três vezes por dia no setor de carnes, Pavilhão B, intensificando-se a referida ação nos finais de semana (sextas, sábados e domingos).
Um trabalho de conscientização educacional também se encontra na agenda com vistas a reforçar junto aos comerciantes locais o fato de que resíduos e lixo em geral devem ser colocados até os horários pré-estabelecidos de coleta. “Quem colocar depois desse horário ficará sujeito a autuação e multa, com o formulário de advertência sendo encaminhado ao Ministério Público, no prazo de dez dias, para juntada aos autos”, enfatiza a promotora de justiça, Karina Cherubini. A próxima reunião para debater a viabilização de novas melhorias para a Central de Abastecimento do Malhado acontecerá no próximo dia 12, às 10 horas, na sede do MP. Além das pessoas que participaram do encontro anterior, a próxima reunião deverá contar com a presença do secretário de Infraestrutura, Paulo Goulart.
Qualidade da carne - No âmbito do Planejamento Estratégico Interinstitucional, elaborado pelo Ministério Público Estadual, em parceria com diversos órgãos e entidades, visando melhorar a qualidade da carne consumida em Ilhéus, secretários de quatro pastas do governo municipal participarão dos esforços empreendidos para aperfeiçoar ainda mais as condições gerais das centrais de abastecimento da cidade: Administração, Infraestrutura, Serviços Urbanos, e Agricultura, Pesca e Interior. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)