O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, esteve no Congresso Nacional na última terça-feira, 03 de novembro, para participar de reuniões com deputados e senadores. Representando os Municípios, ele levou aos parlamentares a principal reivindicação do Dia Nacional em Defesa dos Municípios, a regulamentação da Emenda Constitucional 29. O primeiro encontro foi com os parlamentares da bancada gaúcha. Ziulkoski falou sobre as atividades que marcaram o dia 23 de outubro em todo o País e sobre as mensagens dos Municípios que foram enviadas à Confederação. A maioria delas pedia atenção especial dos deputados com a emenda que garante mais programas e ações em Saúde nos Municípios.
“Os Municípios estão enfrentando muitas dificuldades neste setor. Precisamos de mais atenção dos deputados para regulamentar a Emenda 29, parada na Casa há mais de seis anos”, afirmou Ziulkoski. Em resposta, o deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), que presidiu a reunião, garantiu o apoio da bancada gaúcha.
Após a audiência com a bancada do Rio Grande do Sul, Ziulkoski reuniu-se com o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) para tratar do mesmo assunto e relatar as principais atividades do Dia Nacional em Defesa dos Municípios. Entre elas, por exemplo, o envio, pelos cidadãos, de mais de 70 mil e-mails aos parlamentares solicitando a regulamentação da Emenda.
Aleluia confirmou o apoio ao pedido dos prefeitos e comprometeu-se em reunir-se com os deputados democratas para levar as reivindicações da CNM adiante. A prefeita de Araci (BA), Maria Edneide Torres Silva Pinha, também estava presente e apoiou as considerações do presidente da CNM. “Nós, prefeitos, somos obrigados a gastar mais do que o exigido na Lei do orçamento dos Municípios para garantir os investimentos em Saúde”, explicou. (Fonte: CNM)