Ezequias Batista dos Santos começou a trabalhar na lavoura aos 17 anos. Com o sonho de constituir família, construiu uma casinha simples no povoado de Guará a 110 Km da sede de São Desidério, onde mora com a esposa e os filhos. Acorda cedo para trabalhar na lavoura. São mais de nove horas na lida diária com a terra. “A vida no campo é muito pesada, mas com o apoio que estamos recebendo da Secretaria de Agricultura estou mais tranqüilo”, disse aliviado. Ezequias pretende economizar com o valor excedente de sua produção para reformar a casa.
O programa Prolavoura criado pela Secretaria e aprovado pelo poder legislativo oficializa a prestação de serviços aos produtores como a coleta e análise de solo, preparo do terreno, distribuição gratuita de calcário para correção da acidez, doação de horas máquinas e mão de obra.
Cerca de 340 famílias de 17 localidades já foram cadastradas pelos técnicos de agricultura. Para a dona de casa Luzia de Jesus Costa, as ações da Secretaria de Agricultura são importantes, porque o povoado estava esquecido devido a distância. “Nós nunca tivemos essa atenção aqui, acreditamos que nossa vida vai melhorar”. Luzia lembra que plantava para a alimentação da família, mas que a partir de agora vai produzir mais e melhor. “Vamos até ganhar um dinheiro extra”, comenta feliz.
A comunidade de Poço Dantas também será atendida. Lourival Pereira, cadastrado no programa, sonha em investir na formação dos filhos. “Essa administração olha para o povo. Com o apoio que tenho recebido na produção, minha renda aumenta e posso aplicar na educação dos meus filhos”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de São Desidério)