Além da implantação da faculdade, o prefeito conseguiu aprovar uma lei e com os recursos públicos custear 50% das mensalidades dos alunos integrantes da educação e administração no município. Mensalmente o aluno pagava apenas R$80,00 para cursar e no sábado passado (dia 31) houve um dos grandes momentos após a emancipação do município: a primeira turma de formando de curso superior no município. Para o prefeito Jonathas, “vendo o município de 5.860 habitantes com poucos recursos, vivendo com os repasses federal e estadual quase sem receita própria, tendo a prefeitura como a única fonte empregadora, esta Faculdade de Educação Superior do Piemonte da Chapada (Fespc) representa para o município e região um dos maiores projetos educacionais da região do cacau. Estamos preparando a comunidade para enfrentar os desafios do atual mercado do trabalho. E que isso sirva de exemplo para outros municípios, o estado e a nação que muitas vezes depende da vontade política do que as circunstâncias”.
“Mesmo não havendo apoio ao seu pensar, acredite! Pois os seus frutos conduzirão muitos ao seu favor”. Esta foi a mensagem do prefeito para os formandos. O município formou 72 alunos de nível superior. Entre os alunos formados estavam filhos de sem terra, trabalhador rural, gari entre outros. O evento de formatura contou com mais de 1.500 pessoas de diversas camadas sociais e autoridades locais e regionais. Foi realizado no Ginásio de Esportes.
“Quando assumi o município, em 2005, a educação estava destruída, tendo o pior índice do Brasil. Hoje busco com essas ações corrigir as distorções e ser referência na região implantando este projeto de tão relevância pelo tamanho do município. A educação deve ser sua prioridade em todos os níveis com os quais se trabalhem. Nós sabemos que a educação é o caminho para uma transformação positiva da sociedade”, defende.
Hoje Barra do Rocha conta com 1.196 alunos na rede municipal. Todos eles contam com o transporte e merenda escolar, além de uma boa equipe de professores qualificada.