Francisca Armélia dos Santos nasceu e foi criada no povoado de Jacaré a 50 km da sede de São Desidério. Lugar simples de gente trabalhadora e humilde. Francisca se casou e teve 11 filhos. Aos 82 anos pela primeira vez vê a energia elétrica em sua casa. “Toda minha labuta foi vivida com a luz do candeeiro. Hoje estou realizando mais que um sonho. É a felicidade de viver o resto da vida com mais facilidade e conforto”.
A mesma alegria é compartilhada pelos moradores das localidades de Tucano, Braço Grande, Leão, Leão de Baixo e Passagem de Minas. A rede elétrica, inaugurada dia 29 de outubro pelo prefeito Zito Barbosa e sua equipe de trabalho, tem extensão de 35 quilômetros. A obra foi construída com recursos próprios do município. Para Zito, este momento é muito especial. “Trouxemos água encanada para esta região e agora a energia elétrica. O próximo passo é trabalhar na melhoria das residências. Temos um carinho muito grande pelo povo sãodesiderense”.
Cerca de 400 pessoas são beneficiadas com a energia. Os moradores das localidades já estão se preparando para adquirir eletrodomésticos como a geladeira que garante bem estar às famílias. Américo Gomes é residente na comunidade de Passagem de Minas e revela o contentamento em poder comprar uma televisão. “Tem um ditado popular que diz que o povo da roça dorme com as galinhas. Com a energia podemos assistir televisão até mais tarde ou ficar em frente de casa conversando com os amigos”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de São Desidério)