As escolas públicas de educação básica terão até 23 de outubro para conferir os dados preliminares do Censo Escolar 2009 e corrigir informações, caso seja necessário. As unidades escolares que ainda não responderam ao Censo desse ano, também terão até a mesma data para enviar as informações.
O envio dos dados pelas escolas e a verificação dos resultados preliminares são importante, pois, por meio do Censo, é possível traçar um diagnóstico da educação básica pública em âmbito nacional.
Além disso, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) chama atenção para o fato de que esses dados servem de base para cálculo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e para repasse dos recursos de programas educacionais como Transporte Escolar, Livro Didático e Merenda Escolar.
Tanto a correção, quanto o preenchimento do Censo devem ser feitos pela Internet, diretamente no Sistema Educacenso, disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).(Fonte: CNM)