Com o objetivo de capacitar beneficiários do Bolsa Família, a Secretaria da Assistência Social (SAS) de Itabuna, em parceria com a Conlar, está capacitando 25 cadastrados no programa federal. O curso é destinado a profissionais da construção civil, com aulas de hidráulica, elétrica, alvenaria, pintura e gestão de vendas.
O treinamento, que acontece até o final de outubro, atraiu principalmente o público masculino. “Mas lembramos que ele é aberto também a mulheres inscritas no Bolsa Família”, ressalta o diretor municipal de Combate à Pobreza, Márcio Abreu.
Luiz Alberto Paiva, morador do bairro São Pedro, acredita que o curso vai facilitar seu retorno ao mercado de trabalho. “Eu quero me aprimorar e futuramente conseguir um emprego. Hoje, o mercado exige que o trabalhador tenha uma qualificação”, reconhece.
Como é voltado a uma das áreas que mais contrata atualmente, a construção civil, o curso está fazendo sucesso. Antônio Pereira dos Santos, que reside no Nova Fonseca, destacou a iniciativa como uma oportunidade de melhorar suas condições de vida. “É uma oportunidade para quem não tem nada. Quero voltar a trabalhar e acho que na área da construção há mais vagas”, explica. Para facilitar o acesso dos beneficiários ao local onde ocorre a capacitação, a Secretaria de Assistência Social ofereceu cartões de transporte a todos os participantes.