Palestra sobre Associativismo e Cooperativismo no Brasil e no mundo As oficinas debateram temas específicos para cada dirigente Certificado de participação.Agora é colocar em prática os aprendizados. Os dirigentes das Associações Comunitárias do município de Caculé deixaram suas atividades habituais por um dia diferente, porém, tanto quanto proveitoso do ponto de vista de novos aprendizados e de trocas de informações. A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente - SEMEIA promoveu uma capacitação direcionada a todos os membros das Associações Comunitárias com a intenção de incentivar o Cooperativismo e o Associativismo.
Na programação, além da palestra sobre Associativismo e Corporativismo no Brasil e no Mundo pelo Dr. Alessandro de Magalhães Arantes, professor do Instituto Federal de Educação Tecnológica em Guanambi, cada dirigente participou de oficinas específicas, tais como: Administração Financeira (Público-alvo: Tesoureiros), Gestão Associativista (Público: Presidentes e Vice-presidentes), Conselho Fiscal (Público: Conselheiros) e Secretariado (Público: Secretários).
As oficinas foram ministradas por facilitadores com conhecimento na área, que puderam esclarecer a função de cada dirigente e orientar melhor os trabalhos. Os facilitadores que contribuíram para este Projeto acontecer foram: Santo da Costa Prates (Técnico em Contabilidade e Administrador de Empresas da Exata Contabilidade), Cláudio Márcio Amorim Coutinho (Advogado e Assistente Jurídico da Secretaria Municipal de Educação e Cultura), Emanuelly de Cássia N. Sapucaia Azevedo (Assistente Social do CRAS), David Pereira Cotrim (Professor da Escola Família Agrícola), Mirvande Cotrim Gomes de Brito (Coordenadora da Secretaria Municipal de Educação e Cultura) e Luciene Maria dos Santos (Diretora do Colégio Vespasiano Filho).
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Heraldo Augusto dos Santos, parabenizou a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pela realização do evento e salientou: “É sempre bom aprender, precisamos melhorar a cada dia, senão ficamos para trás. Esta foi uma grande oportunidade para que cada cargo execute melhor as suas funções.”