Em outubro, o sistema de transporte coletivo de Camaçari vai contar com a bilhetagem eletrônica. O Município é o segundo do estado a adotar o sistema. Os veículos também terão monitoramento em tempo real, através do Sistema de Posicionamento Global, conhecido como GPS. A intenção é oferecer mais segurança e comodidade aos passageiros. O sistema será gerido pela Prefeitura com o acompanhamento das empresas prestadoras do serviço. Camaçari conta com quatro companhias de transporte coletivo, na sede e na orla, com uma frota de 151 veículos.
A bilhetagem eletrônica diminui a circulação de dinheiro e dos vales-transportes, reduzindo as ações de bandidos. Dados da Superintendência indicam que o Município registrou apenas um caso de assalto à ônibus e vans neste ano. De acordo com pesquisa feita pela STT, 92 % dos moradores acham importante e necessária a implantação das passagens eletrônicas. Com o bilhete serão realizados, diariamente, relatórios para mensurar o número de passageiros que utilizam o serviço de transporte coletivo em Camaçari, além do roteiro e horário de cada veículo.
RECARGA - O sistema de bilhetagem eletrônica é opcional. As pessoas que quiserem utilizar o cartão poderão fazer em um dos dois pontos de recarga, um na sede e outro na orla. Os ônibus também estarão prontos para fazer a recarga. “Vamos utilizar o que há de mais moderno em termos de pagamento de passagens de transporte coletivo”, afirma o superintendente João de Araújo.
Todos os detalhes para implantação do sistema de bilhetagem foram debatidos amplamente com os representantes das empresas que rodam em Camaçari, na manhã de hoje (30/07), em reunião na STT. “O projeto tem tido boa aceitação das prestadoras. Até o momento 75% das companhias aceitaram e apostam na modernização para a melhoria da qualidade dos serviços”, explica o superintendente. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)