Cerca de 38 famílias dos povoados de Piranhas, Golfes e Água Vermelha a 40 km da sede de São Desidério receberam com festa, nesta quinta feira, 30, a chegada da energia elétrica. Há sete anos o Governo Municipal solicitou o benefício junto ao Governo Federal, por meio do Programa Luz para Todos. Após muita cobrança e esforço conseguiu a aprovação do pedido.
Em 2008 o Programa Luz para Todos foi aprovado para atender ao povoado de Mutamba que fica distante apenas sete quilômetros das três localidades. A intervenção do Governo Municipal foi exaustiva no sentido de concluir a eletrificação, levando o beneficio também até Piranhas, Golfes e Água Vermelha. Agora, finalmente o projeto foi efetivado. “Obtivemos muitas conquistas nestes sete meses à frente da prefeitura, trazer energia elétrica a estas famílias foi uma delas. Tenho consciência de que muita coisa ainda precisa ser feita, por isso vamos continuar lutando”, disse o prefeito Zito Barbosa.
Durante a inauguração da energia o prefeito anunciou a complementação da rede elétrica - com recursos do município - no povoado de Mutamba em casas que não foram beneficiadas pelo Programa Luz para Todos. Zito afirmou que na próxima semana irá a Salvador para discutir com o presidente da Companhia de Energia do Estado da Bahia (Coelba) outras demandas para São Desidério.
Felicidade - Entre as famílias de Água Vermelha, está a do senhor Vicente Moreira de Carvalho, 96 anos, que pela primeira vez acendeu uma lâmpada em sua residência. “Agradeço muito por ainda estar vivo e ver esse grande benefício chegando até minha casa”. O mesmo sentimento é compartilhado pela moradora, Érica Souza, grávida de seis meses, “estou muito feliz, a partir de agora fico mais tranqüila, pois quando chegar a noite poderei cuidar de meu filho com mais facilidade”.
Para o vice-prefeito, Demir Barbosa, o grande objetivo do Governo Municipal é justamente a evolução da condição humana. “Aquelas pessoas que viviam à luz dos candeeiros, agora poderão realizar sonhos como ter uma televisão e uma geladeira. Esse é um dos nossos objetivos, possibilitar a inclusão”, disse. (Fonte: Ascom da Prefeitura de São Desidério)