Um dos mais importantes municípios da Região Metropolitana comemora, no próximo dia 14 de agosto, 51 anos de emancipação política e administrativa. O aniversário da cidade de Candeias ( 46 km de Salvador) será celebrado com eventos solenes, religiosos e festivos. Pela manhã, a partir das 05 horas, acontecerá alvorada e às 08h o hasteamento da bandeira, na Praça Dr. Gualberto Dantas, centro da cidade. Às 09:00 será realizada uma missa solene Na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias. Às 10h30 está marcada uma Sessão Solene na Câmara Municipal
A origem história de Candeias remonta a meados do século XVI, a partir das terras denominadas de Matoim – sesmaria importante do Recôncavo baiano naquele período pela existência dos engenhos de Caboto e Freguesia. Estes lugares foram marcos relevantes no período denominado "Ciclo da Cana-de-Açúcar", etapa de fundamental importância na formação da Bahia e do Brasil. Com a vitalidade da lavoura açucareira e seus engenhos, o lugarejo foi aos poucos se transformando na Vila de Nossa Senhora das Candeias.
No final do século XVII, uma criança cega teria se banhado nas águas da fonte próxima à colina, onde está situada a Igreja de Nossa Senhora das Candeias, e voltado a enxergar. A partir daí, todos os anos, o arraial passou a ser visitado por romeiros vindos de todo o Recôncavo. Este ritual se repetia ano após ano e a vila foi se modificando com a influência dos visitantes. O comércio, então, floresceu. Hoje, a romaria de Nossa Senhora das Candeias, que acontece no mês de fevereiro, é uma das mais importantes do estado.
O desenvolvimento veio de fato com a descoberta, em Candeias (ainda um distrito de Salvador), do primeiro poço de petróleo explorável do Brasil. Para se ter uma idéia da importância deste acontecimento, ele foi fundamental no lançamento das bases para a criação da Petrobrás, em 1953. O "ouro negro", além de mudar a paisagem e os costumes locais, provocou uma verdadeira transformação na antiga Vila de Nossa Senhora e influenciou sensivelmente na economia da região.
INVESTIMENTO - A partir de sua emancipação de Salvador, em 14 de agosto de 1958, o município passou a ser um dos mais importantes do Recôncavo e um dos mais industrializados de todo o estado. A prefeita de Candeias, Maria Célia de Jesus destaca que Candeias, hoje com cerca de 88 mil habitantes, é um dos melhores locais para se investir.
O município reúne as principais características que beneficiam um grande investimento, como boa estrutura viária; está próximo ao porto de Salvador; abriga em seu território outro porto, o de Aratu; fica a 46 Km do Aeroporto Luiz Eduardo Magalhães; é vizinha do Pólo Petroquímico e da Refinaria Landulpho Alves; possui boa estrutura de serviços e também está próxima da primeira montadora de automóveis do Nordeste, a Ford.