Incluída no Plano de Expansão da Rede de Atendimento do INSS, Uruçuca pode perder a agência destinada à cidade. O problema está na demora do governo estadual para formalizar a devolução da área escolhida para o serviço. O pedido foi entregue à Governadoria há cerca de dois meses e a resposta recebida é que foi encaminhado para análise da Secretaria de Segurança Pública. “Temos muita pressa em resolver este impasse, pois temos até o dia 30 deste mês para entregar a documentação à Previdência Social. Caso contrário, ficaremos sem a agência”, disse o prefeito Moacyr Leite.
Há mais de 10 anos, na primeira gestão de Moacyr, a Prefeitura de Uruçuca cedeu o terreno de 2.900 metros quadrados ao governo do estado para construção de um complexo policial. Isso com uma cláusula determinando que se a obra não fosse executada em dois anos, o local voltaria ao município. Mas, a área ainda não foi formalmente devolvida, impedindo a assinatura do termo de doação ao INSS. Para o prefeito, seria um prejuízo muito grande para toda população ficar sem o serviço devido à burocracia.
O local destinado à agência do INSS fica na entrada da cidade, entre o Terminal Rodoviário e o Fórum. Para implantação do serviço, seriam cedidos mil metros quadrados e a área restante continuaria destinada à Segurança Pública. Desta forma, o governo municipal efetuaria duas doações para equipamentos de relevância social. “Contamos com a sensibilidade do governador Jaques Wagner para Uruçuca não perder essa conquista importante, que trará mais comodidade a milhares de beneficiários da Previdência Social, que não mais precisarão se deslocar às cidades vizinhas para receber atendimento”, afirmou Moacyr Leite.
Seguindo as especificações do Ministério da Previdência Social, o local apontado para a agência possui a metragem exigida e fácil acesso para a população, uma vez que fica próxima ao centro da cidade. A área foi vistoriada e aprovada pela equipe do INSS, em 15 de abril deste ano. Na ocasião, estiveram presentes a gerente executiva, Ariadene Pitanga, o chefe da seção de logística, Valfredo Rios, e o engenheiro Carlos Alberto Timóteo. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Uruçuca)