Programa Oeste Produtivo é apresentado a representantes dos municípios do Oeste

Representantes das Câmaras de Vereadores e Secretarias de Agricultura das prefeituras que compõem a União dos Municípios do Oeste Baiano (UMOB) debateram a proposta do Programa Oeste Produtivo, na Câmara de Vereadores de Barreiras, dia 21. Organizado pelo Grupo Licitão de Salvador, o programa visa a elaboração de projetos para a agricultura familiar e captação de recursos junto aos governos Estadual e Federal.

O projeto pretende impulsionar a criação de caprinos e bovinos de corte e leite. Famílias que têm experiência na criação desses animais e são beneficiárias do Bolsa Família receberão gratuitamente matrizes e reprodutores da espécie. Desta forma terão uma alternativa de trabalho e renda.

Para o engenheiro agrônomo, Silvio Neto, aos poucos as famílias que recebem o auxílio do governo, conseguirão independência e sustento próprio. “Essa iniciativa é o começo da resolução de problemas como a fixação e a sustentabilidade do homem no campo”, afirma.


O secretário de Agricultura de São Desidério, Genivaldo de Assis, participou da reunião e durante o debate comentou a preocupação quanto aos modelos apresentados. “Acredito que a metodologia do Programa Oeste Produtivo deva ser discutida com mais cautela para atingir os resultados almejados”.

Para São Desidério, Assis lembrou da aceitação de dois programas, o Proleite e o Prolavoura, que também incentivam a independência do agricultor. “Em nosso município, todos os programas podem caminhar juntos, pois o foco é o produtor rural”, disse.

O projeto foi apresentado pelo professor em mecanização agrícola da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Djael Dias da Silva, que explicou qual será o próximo passo de implantação do programa. “Agora, os representantes passarão as informações aos prefeitos, na próxima reunião da UMOB o assunto estará na pauta para avaliação”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de São Desidério)