O Executivo Municipal, em parceria com os Governos Federal, Estadual e a Fundação Pedro Calmon, inaugurou na noite dessa terça-feira, 21, a Biblioteca Pública do Município de Vereda, que atenderá a comunidade geral do município, possuindo em seu acervo uma ampla gama de assuntos em múltiplos suportes e servirá como um espaço sociocultural que dispõe de produtos e serviços informacionais.
A cerimônia de inauguração contou com as presenças do secretário municipal de Educação Adilson Rocha, o prefeito de Vereda Adalberto Nonato, o coordenador de Implantação de Biblioteca Pública Municipal Marcos Paulo, a bibliotecária Fátima Ribeiro e demais autoridades locais como parlamentares e secretários Municipais.
A Biblioteca leva o nome do Professor Tertuliano Pereira de Queiroz, que é um dos grandes nomes da categoria educacional do município de Vereda. Seus serviços prestados à comunidade são fortemente marcados pela satisfação e pela vontade de ver jovens e adultos, livres e emancipados, através da leitura.
O evento foi oficialmente aberto pelo secretário Adilson Rocha, que falou sobre a importância da implantação de uma Biblioteca pública no município. Para o secretário, o acesso aos livros e à leitura representa o estímulo ao estudo, à satisfação de curiosidade e ao desejo de saber, representando também emancipação, lazer e entretenimento, constituindo umas das mais sólidas bases de desenvolvimento cultural, social e econômico: “Esta biblioteca prestará um importante serviço à cultura e à educação; é isso que todos nós desejamos. A Biblioteca será certamente um local de aprendizagem e de experiência artístico-cultural de grande relevo. A Biblioteca também será um meio de ultrapassar nossa insatisfação quanto aos índices de leitura que atualmente nos colocam muito abaixo do desejado”, explanou o secretário municipal de Educação Adilson Rocha.
Ainda durante a cerimônia inaugural, o prefeito Adalberto fez uso da palavra, e assim como o secretário de Educação, também falou sobre a importância da Biblioteca pública na comunidade em geral. Segundo o prefeito, a Biblioteca alavancará a cultura dentre os jovens e a comunidade em geral, já que o município possui uma população jovem, que irá usufruir desse recurso para edificação cultural pessoal e coletiva. Ainda segundo Adalberto Nonato, uma empresa de São Paulo (SP), Aluarte, doou mil exemplares de livros para a Biblioteca de Vereda.
O prefeito também falou sobre o nome escolhido cuidadosamente para a mesma, que homenageia um dos professores mais antigos de Vereda, que desempenhou um importante trabalho no setor educacional do município. O professor Tertuliano trabalha na área educacional há mais de 50 anos e há 30 anos mora na cidade de Vereda.
Em entrevista ao portal Sul Bahia News, o professor afirmou que a homenagem prestada à sua pessoa é fruto de um trabalho transparente, feito com boa vontade: “É muito gratificante ver que anos de trabalho prestados à comunidade estão atualmente sendo reconhecidos. A parceria do município com o Governo Federal é de grande valia, uma vez que a Biblioteca trará grandes benefícios para toda a comunidade de Vereda, que vai angariar conhecimentos para a vida cotidiana”, afirmou o professor.
Tertuliano também ressaltou a importância da Educação. “A Educação é um passaporte para que o homem se integre na sociedade”, declara. A escolha do espaço físico para implantação da Biblioteca chamou a atenção de populares, já que o prédio escolhido estava abandonado e o prefeito, por sua vez, restaurou o edifício transformando-o em um ambiente agradável para a pratica da leitura e desenvoltura de conhecimentos.
O coordenador de Implantação de Biblioteca Pública Municipal Marcos Paulo explicou que o projeto de bibliotecas públicas faz parte do Programa “Livro Aberto”, do Governo Federal, que implanta bibliotecas nos municípios que ainda não dispõem deste serviço. “Nossa trabalho é viajar todo Estado da Bahia, implantando bibliotecas públicas. A meta do Governo Federal é que a leitura seja estabelecida em todos os municípios baianos”, relatou Marcos Paulo, acrescentando que o município está de parabéns pela aquisição da biblioteca pública que é uma parte apoiadora da educação.
A função social de uma biblioteca pública é acompanhar as transformações políticas, sociais e culturais do mundo contemporâneo. As bibliotecas, em especial as públicas, passaram a mudar o seu perfil de "depósito de livros", tornando-se instituições mais democráticas. Isso ocorreu devido aos questionamentos que foram feitos em torno do seu papel perante a sociedade, tendo em vista que elas atendiam somente aos anseios de uma elite letrada, detentora do conhecimento e que tinha o acesso facilitado àquelas instituições.
Enquanto de um outro lado, a grande maioria da população estava à margem da informação para resolver problemas simples, ligados a seu cotidiano como educação, saúde, moradia, emprego, saneamento, direito do consumidor etc. O verdadeiro papel de uma biblioteca pública é servir aos interesses da comunidade, sem fazer distinção de condição social, raça*, crença ou nacionalidade, para que assim ela possa despertar nas pessoas a consciência da participação social de cada indivíduo.
Portanto, é correto dizer que o serviço de informação à comunidade é o mais valioso instrumento de que dispõe uma biblioteca pública. Ao fazer isso, ela estará cumprindo sua verdadeira missão: levar a informação e o conhecimento a todos os cidadãos. (Fonte: Sul Bahia News)