Uruçuca deu os primeiros passos rumo à implantação do Conselho Municipal de Segurança, que terá como principais atribuições formular propostas e contribuir para o combate à criminalidade. Na última quarta-feira (08), foi realizada a primeira audiência pública que abordou as bases da entidade. No encontro, estiveram presentes membros do poder público e da sociedade civil organizada que ajudarão a compor a estrutura inicial.
Na reunião preliminar para formação do Conselho Municipal de Segurança, participaram representantes das Polícias Civil e Militar, o Promotor de Justiça Augusto Cesar de Matos, e o Delegado de Proteção Ambiental, Jamal Amad. Os membros da sociedade civil que estiveram presentes foram a presidenta do Conselho Municipal de Turismo, Carla Bruda, e o gestor do Parque do Conduru, Marcelo Barreto. Em nome do prefeito Moacyr Leite, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Fernando Filgueiras, representou o governo municipal.
O Conselho Municipal de Segurança não apenas terá como objetivo combater a violência, mas também os crimes ambientais que são cometidos no município. “Uruçuca fica em uma região de Mata Atlântica preservada e rica biodiversidade. Não queremos proteger apenas os cidadãos, mas também o patrimônio natural”, ressaltou o secretário Fernando Filgueiras. Dando prosseguimento ao processo de implantação da entidade, será realizada uma nova reunião na próxima segunda-feira (13), com discussões sobre as diretrizes e diagnósticos. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Uruçuca)