A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), através do Núcleo de Educação e Comunicação em Saúde (Necom), Atenção Básica e Equipe de Saúde da Família de Massaroca, começa este mês a colocar em prática o Plano Operativo de Combate a Dengue. A mobilização será iniciada nas escolas do distrito de Massaroca com várias atividades de sensibilização ao alunado, desenvolvendo prevenção constante e efetiva através de uma educação permanente e continuada. O colégio municipal Apamilha Luz Araújo será o primeiro a ser beneficiado com o trabalho nesta sexta-feira (10), das 8 às 12h.
A primeira reunião com a escola tem como objetivo esclarecer aos estudantes sobre as ações de combate a dengue. A ação educativa nas escolas pretende envolver toda a comunidade, visando diminuir o número de casos da doença em Juazeiro. Fará parte da programação do primeiro encontro do Plano Operativo no município: palestras educativas, exibição de filmes sobre a dengue, explicações do projeto para os alunos, conscientização da ação e cronograma das atividades, que seguem até dezembro.
“Iniciaremos estas ações através dos estudantes, mas nossa intenção é expandir o projeto para outros locais. Os alunos já estão preparando trabalhos para serem apresentados nas escolas. Isso é muito bom, pois mostra a interação dos estudantes com o assunto. Saúde é principalmente prevenção e promoção. A Atenção Básica é a porta de entrada dos serviços de saúde e deve ser também incentivada ao crescimento, objetivo da atual gestão”, disse o diretor de Promoção e Vigilância à Saúde, Rogério Leal.
O Plano ficará em operação até o final do ano na realização de várias reuniões e debates nas escolas, além de gincanas, peças teatrais, caminhada com a comunidade no combate a dengue e busca ativa de lixo e material reciclável, oficinas nas instituições escolares com o tema “Reciclando o Lixo e Fazendo Arte”, exposições de fotos, feiras de saúde, dentre outras atividades. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Juazeiro).