A secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos está promovendo a reforma de vários núcleos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). A primeira dessas reformas está acontecendo no distrito de Sambaituba. Solicitadas pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima, e acompanhadas pelo secretário de Assistência Social do município, Augusto César Macedo e pela coordenadora do PETI, Leli Guimarães, as obras estão sendo realizadas de maneira rápida para que as crianças atendidas não tenham suas atividades prejudicadas.
O PETI tem como objetivo principal atender crianças e adolescentes menores de 16 anos e que se encontram em situação de trabalho e violação de direitos. Através de transferência de renda para a família, atividades que mantêm as crianças nos núcleos em turno oposto ao escolar e ações socioassitenciais de prevenção e manutenção dos laços familiares, o programa contribui para a erradicação de todas as formas de trabalho infantil no País. Para a monitora do PETI, em Sambaituba, Lucimara Lopes, “a reforma estimula as crianças a freqüentarem os núcleos, pois elas cobravam muito para que o ambiente fosse melhorado”.
O espaço onde o PETI funciona conta com uma piscina em mau estado que está sendo aterrada, por conta do risco de Dengue e outros problemas que podem afetar a saúde das crianças. Para a coordenadora do programa, Leli Guimarães, essa reestruturação “se adequou às necessidades das crianças e, além disso, a reforma do espaço está mantendo a área verde e cuidando do bem estar dos jovens atendidos”. O secretário Augusto César Macedo afirma que essas inovações fazem parte do objetivo do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e que “há uma extrema preocupação com o futuro dessas crianças e mais ainda com a qualidade de vida que elas estão levando atualmente”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)