Por dois dias educadores, gestores e sociedade discutiram as diretrizes e estratégias de ação para a formatação do Plano Nacional de Educação. A Conferência Intermunicipal da Educação reuniu mais de 600 educadores das redes municipal, estadual e particular dos municípios de Ibicaraí e Floresta Azul durante os últimos dias 27 e 28, em Ibicaraí.
O prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, afirma que ações como essa em todo o território nacional e na Bahia, estão reduzindo as deficiências na educação como um todo. “A participação e o controle social são estimulados pelos governos democráticos da Bahia e do Brasil, como forma de garantir uma educação de qualidade, a partir das demandas da própria sociedade”.
Ele afirma que a realização da conferência pelos dois municípios é uma demonstração de amadurecimento político. “Estamos estimulando os outros municípios a também fazer desse modo – desde que possível – como uma forma de fortalecer os vínculos de afinidade como também dar voz aos dois municípios nas conferências estadual e nacional, que se realizarão até o final do ano. “Temos realidades parecidas, e vamos buscar as soluções também conjuntamente”, observa Lenildo.
Para o educador Adriano Aguiar Araújo, licenciado em Geografia e especialista em Psicopedagogia, a iniciativa de unir os dois municípios merece elogios. “As prefeituras enfrentam dificuldades com a falta de recursos para garantir uma educação de qualidade por isso é preciso buscar parcerias”, observa Araújo, que é diretor-geral da Faculdades Montenegro. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ibicaraí)