Saúde reabre Setor de Psiquiatria do Hospital de Base

Preocupado com a saúde da população regional que busca atendimento nos hospitais de Itabuna, o secretário municipal de Saúde Antônio Vieira tomou a iniciativa e reabriu na segunda-feira, 9, o Setor de Psiquiatria que funciona no Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães. A iniciativa foi uma exigência do prefeito Capitão Azevedo que tem se movimentado para dotar o município de uma saúde de qualidade e que atenda satisfatoriamente a todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade de psiquiatria estava fechada há três meses depois do descredensiamento da saúde em Itabuna pelo Governo Federal.

O secretário Antônio Vieira lembra que a reabertura e funcionamento do setor são da competência do Estado, mas ele afirma que não se pode esperar mais tempo em função da demanda e da necessidade da população por aquele tipo de atendimento. “A comunidade vem sofrendo a falta desse serviço e é com muito carinho e boa vontade o prefeito Capitão Azevedo decidiu priorizar a reabertura este setor atende cerca de 60 pessoas diariamente”.
Segundo o secretario municipal de Saúde, existem hoje quase 14 mil pessoas cadastradas naquela unidade que funciona de segunda a sábado, com plantão aos domingos. Vieira lembra que, embora Itabuna não disponha mais de pactuação com outros municípios do Sul da Bahia e de cidades de outras regiões como Jequié, Eunapólis e Vitória da Conquista e até norte de Minas, muitos pacientes de fora continuam vindo buscar atendimento em Itabuna. “Eles não vão sair daqui sem o atendimento necessário para uma boa qualidade de vida ”, assegura.
Antônio Vieira também elogiou a boa vontade dos cinco médicos que atenderam ao chamado da Secretaria da Saúde e afirmou que “eles não estão trabalhando só pelo dinheiro, mas porque têm boa vontade e espírito solidário para servir ao povo, seguindo o modelo da atual administração”. Ele também anunciou que já foi aberta licitação para a aquisição dos medicamentos utilizados no Setor de Psiquiatria e adianta que a prefeitura está providenciando para que as pessoas que tomam os medicamentos continuados os recebam em suas próprias residências. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)