Começou na manhã da última segunda-feira (09) a capacitação de 218 alfabetizadores que vão trabalhar no município durante este ano, pelo Programa Todos pela Alfabetização. A capacitação será promovida até a próxima sexta-feira, no Colégio Estadual Adélia Teixeira. As atividades serão coordenadas por 11 professores da Secretaria Municipal de Educação e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, um dos órgãos executores do programa.
Por meio de oficinas pedagógicas, os futuros alfabetizadores conhecem os modelos de aula. “Os professores formadores passam para os participantes como trabalhar efetivamente em sala de aula de forma dinâmica e lúdica”, explica o gestor local do Topa, Claudionor Aves da Silva.
As aulas da segunda etapa do Topa começam no dia 16 de fevereiro e serão ministradas durante 10 meses. Cada alfabetizador vai trabalhar diretamente com jovens, adultos e idosos. Cada turma terá o mínimo de 15 e o máximo de 25 alunos. Já na zona rural as turmas devem ter entre 12 e 16 alfabetizandos.
A agente de saúde Simone Soares, que vai trabalhar como alfabetizadora, está cheia de expectativas para contribuir com o programa. “O que eu apreender, quero passar aos alunos para que eles vejam o mundo com um olhar diferente. Vai ser maravilhoso”, disse.
O programa melhora a educação e contribui para a redução dos índices de analfabetismo. O secretário Municipal de Educação Coriolano Moraes explica que “a meta é alfabetizar, até o final dessa etapa, 3.956 jovens, adultos e idosos”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Vitória da Conquista)