Prefeitura de Ilhéus monta esquema de fiscalização durante o carnaval

Durante os quatro dias do Carnaval de Ilhéus – que acontece entre 21 e 24 deste mês –, a Prefeitura Municipal vai montar uma esquema especial para coordenar a venda dos produtos feita pelos ambulantes que participarão da festa. Para isso, foi designada uma equipe de Fiscalização que ficará responsável em garantir a qualidade dos produtos comercializados e a saúde dos foliões que vierem prestigiar o carnaval oficial da cidade.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária, Débora Chaoui, estão entre as atividades da equipe integrada a distribuição dos kits de higiene, compostos por toucas e luvas, para os ambulantes, além de uma ação educativa com orientação sobre a conservação e manipulação dos alimentos. “Também serão observadas as condições dos alimentos comercializados, apreensão de alimentos impróprios, condição do gelo usado para confecção de bebidas, prazo de validade, entre outros itens que garantam as condições mínimas de higiene para a população”, salientou.
Ainda de acordo com Chaoui, as ações de fiscalização serão diárias e as duas equipes, de 4 a 5 fiscais por dia, também contarão com apoio de dois veículos para realizar transporte de pessoal e dos produtos que forem apreendidos. Será feita também uma palestra educativa sobre “Alimento Seguro” com vendedores ambulantes e inspeção dos trios no sábado, primeiro dia da folia. A equipe que vai atuar durante os quatro dias de festa é formada por 19 fiscais, vigilância sanitária, assistência social, meio ambiente, fiscais de postura, guardas municipais e fiscais comerciais.
Durante o verão, a Vigilância Sanitária fez um trabalho educativo com os ambulantes que já atuam na Avenida Soares Lopes, palco da folia. “Desde o fim do ano passado, estamos distribuindo um selo de qualidade entre os ambulantes que estão cumprindo às orientações da Vigilância. Para o carnaval, faremos novas vistorias”. Assim como no ano passado, por determinação do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, está proibida a comercialização de bebidas em garrafas de vidro em todo o circuito durante os quatro dias de festa, visando diminuir a incidência de casos de violência com a utilização desse objeto. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)