Para marcar o bicentenário do nascimento do cientista britânico Charles Darwin, pai da teoria da evolução das espécies pela seleção natural, acontece nesta quinta-feira (dia 12), a partir das 10h, o plantio simbólico de árvores da Mata Alântica ameaçadas de extinção, no Cemitério dos Ingleses, local onde estão enterrados os corpos de dois companheiros de viagem de Darwin. O evento é coordenado pelas secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e do Meio Ambiente (Sema), e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), com a participação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), do Consulado Britânico e do Grupo Ambientalista Gérmen. Na ocasião, será lançado o site sobre o bicentenário do cientista, nascido em 12 de fevereiro de 1909.
O plantio representa uma justa homenagem a Darwin, que se mostrou vivamente impressionado pela exuberância da Mata Atlântica, ao entrar na Baía de Todos os Santos à bordo do Beagle, embarcação que o trouxe do arquipélago de Fernando de Noronha, em 28 de fevereiro de 1832. A passagem de Darwin pela Bahia, em duas ocasiões, é ainda desconhecida por muitos professores e estudantes da área de ciências e, agora, foi reavivada a partir do interesse despertado pelo bicentenário do cientista.
Serão realizados, ainda, diversos eventos, simpósios e exposições interativas, na capital e no interior do Estado, ao longo de 2009. Da programação comemorativa consta também a instalação de um monumento sobre a passagem do cientista pela Bahia, no passeio do antigo prédio do jornal A Tarde, erguido sobre as ruínas do que fora o Hotel Universo, onde Darwin se hospedou, segundo pesquisas do professor Charbel El-Hani e sua equipe. Professor do Instituo de Biologia da UFBA, El-Hani é coordenador da programação comemorativa dos Anos Darwin na Bahia.
O que: Homenagem a Charles Darwin com plantio de árvores; Onde: Cemitério dos ingleses (ladeira da Barra); Quando: Dia 12, a partir das 10h (Fonte: Ascom da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação - Governo da Bahia)