No centenário, itabunenses vão contar suas próprias histórias

A ideia trazida pelo projeto “Itabuna: Olhares de um Século” está sendo levada às escolas e entidades de Itabuna. O objetivo é ampliar o envolvimento na proposta, que busca integrar toda a comunidade na comemoração do centenário. Desenvolvido pela Uesc, em parceria com a Prefeitura de Itabuna e o Colégio Ação Fraternal, o “Olhares de um Século” sugere que estudantes produzam textos sobre fatos marcantes, contando suas próprias histórias relacionadas à cidade. “É antes de tudo um projeto de educação cidadã, que procura estimular os sentimentos e afetividades do itabunense com sua terra natal”, explica o professor Cláudio Zumaeta, que participa do projeto.

A iniciativa contempla pesquisas com os alunos, destinadas à preservação e registro da história local. Uma das vertentes será o resgate de fotografias para a composição de um livro-postal do centenário. Para coordenar os trabalhos, a Uesc constituiu uma comissão, presidida pela professora Janete Ruiz Macedo.

Os eixos temáticos do projeto são história, cultura, sociedade e cotidiano, estando previstos ao longo do ano a realização de seminários, lançamento de livros, elaboração de artigo científico, entre outras ações. A comissão do centenário formada pelo governo municipal está integrada à proposta. Segundo Zumaeta, escolas e entidades interessadas em participar podem solicitar uma exposição sobre o projeto. As solicitações devem ser encaminhadas para o email zumacosta@yahoo.com.br. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)